12.5.06

BOM BRIL

A marca BOM BRIL não somente se transformou em sinônimo de uma categoria de produto – afinal alguém conhece lã de aço? – como também incorporou ao longo dos anos toda a praticidade requerida pela vida moderna através de uma completa linha de produtos de limpeza e higiene, presentes em praticamente todos os lares brasileiros. Afinal, com BOM BRIL, fica fácil cuidar da casa, porque há produtos para tudo: realçar ambientes, reavivar cores das roupas, dos pisos e das paredes, enfim, tudo para garantir uma enorme sensação de frescor e bem-estar a toda família.
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A história
Tudo começou no verão de 1948, quando Roberto Sampaio Ferreira recebeu como pagamento de uma dívida uma máquina de extração de esponjas de lã de aço, até então um produto importado, caro e pouco acessível. Nessa época, as panelas de ferro estavam cedendo seu lugar às panelas de alumínio, mais modernas, leves e rápidas de aquecer, porém, as donas de casa se queixavam de limpá-las com esponjas comuns. Elas desejavam usar algo que pudesse ser fácil de arear e de dar brilho, deixando-as sempre novas e bonitas. Como um visionário, em 14 de janeiro desse mesmo ano, ele iniciou a fabricação da lã de aço através da fundação da empresa Abrasivos Bombril, no bairro do Brooklin em São Paulo. O lançamento foi uma revolução para as donas de casa porque, além de polir panelas, o produto limpava vidros, louças, azulejos e ferragens, ficando conhecido como “1001 utilidades”. Por isso, somente naquele ano, foram vendidas 48 mil unidades.
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Como inicialmente o produto era vendido solto, não havia diferenciação a não ser a qualidade de BOM BRIL. Foi então que o produto começou a usar um pequeno selo vermelho devido ao sucesso e à concorrência que não demorou surgiu no mercado. Logo depois as lãs de aço foram acondicionadas em uma caixa feita de papelão na cor vermelha, ilustrada com uma dona de casa limpando panelas, dando o “Bom Brilho” de onde se originou o nome do produto. O nome simples para batizar a nova marca foi criado a partir da mistura das palavras bom brilho, expressão que visava enaltecer as qualidades da própria lã de aço. Entre 1961 e 1973, a BOM BRIL cresceu e iniciou a incorporação de outras empresas, como a Companhia de Produtos Químicos - Fábrica Belém, detentora das marcas Sapólio e Radium (saponáceos em pedra), passando a desenvolver e aprimorar a linha Sapólio Radium, incluindo uma versão cremosa; a Indústria de Lã de Aço Mimosa Ltda., do Rio de Janeiro, em 1972; e a Q’Lustro, empresa que detinha aproximadamente 25% do mercado nacional de lã de aço; Em 1976, a empresa mudou sua linha de produção do bairro do Brooklin, em São Paulo, para a moderna fábrica em São Bernardo do Campo, cidade próxima à capital. Essa unidade existe até hoje e é considerada a grande casa da BOM BRIL, com muita gente boa trabalhando para inovar e colocar os melhores produtos no mercado.
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A marca começou a ganhar enorme visibilidade em 1978 com a criação do Garoto Bom Bril, representado pelo ator Carlos Moreno. Rapidamente o personagem se associou ao produto e as vendas estouraram. Nesta mesma época, a empresa iniciou a expansão de sua linha de produtos sob a marca BOM BRIL, com o lançamento de um Desengordurante. Nos anos seguintes outros novos produtos, em diferentes segmentos foram introduzidos no mercado, como detergente líquido, desinfetante, amaciante, além de esponjas de lã de aço com sabão, palhas de aço, sabão em barra, limpadores, panos de limpeza, inseticidas e desodorizadores de ambiente. Neste momento a marca BOM BRIL, além de sinônimo de lã de aço, se transformou em uma completa linha de produtos para limpeza, ajudando a dona-de-casa em todas as tarefas domésticas.
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Em 1998, a popularidade da marca pode ser comprovada quando a BOM BRIL foi apontada pela Pesquisa Top of Mind realizada todo ano pelo Datafolha, como a marca brasileira mais lembrada quando se perguntava “Qual é a primeira marca que vem à cabeça?”. A popularidade da marca atingiu índices elevados em abril de 2003, quando a versão tradicional do produto alcançou a marca de 77 milhões de saquinhos vendidos e, no mês seguinte, bateu o recorde com 79 milhões de saquinhos. Em 2007 foi iniciado um trabalho de revitalização de marcas e lançamentos de novos produtos. O resultado: a empresa encerrou o ano com 73 novos itens e outros 72 passaram por alguma reformulação de marca, embalagens, etc. No fim de 2008, a empresa realizou uma aquisição histórica com a compra da Milana, fabricante do tradicional Lysoform. O lançamento recente da nova linha Ecobril é o resultado de sólidos investimentos da BOM BRIL em pesquisas e novas tecnologias para o desenvolvimento de produtos ecológicos, naturais, concentrados, de fontes renováveis com ativos biodegradáveis. São 24 produtos como limpadores, detergentes, amaciantes, lava-roupas, sapólios e pastilhas para ralo que, além da já conhecida qualidade BOM BRIL, respeitam a biodiversidade.
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Em 2011, a BOM BRIL quer se firmar definitivamente como a empresa-referência em limpeza doméstica no Brasil, e ir além: vai investir em segmentos tão diversos como o de pet care, cera para automóveis e, em seu passo mais arrojado, no setor de higiene pessoal, passando a fabricar xampus, condicionadores e hidratantes, entre outros artigos.
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A linha do tempo
1964
Lançamento da embalagem plástica com seis unidades.
1978
Lançamento do desengordurante Limpa Limo.
Lançamento dos desinfetantes Pinho e Kalipto.
Lançamento do detergente líquido Limpol.
1983
Lançamento do amaciante de roupa Mon Bijou.
Lançamento da esponja de lã de aço BOM BRIL numa versão com sabão.
1993
Lançamento do sabão em pó Quanto.
1994
Lançamento do sabão Limpol.
1996
Lançamento do amaciante Mon Bijou de 2 litros, e se consolida como marca pioneira nessa novidade “tamanho família”.
1998
Lançamento dos limpadores BOM BRIL Multi Uso e BOM BRIL Multi Limpeza, do BOM BRIL esponja sintética e do detergente Limpol Gel.
Criação dos rótulos do Amaciante Mon Bijou com lindos bebês.
1999
A empresa ingressou no mercado de água sanitária e alvejante.
Lançamento do detergente Limpol Gel Antibactéria com Triclosan.
Lançamento da Palha de Aço BOM BRIL Mágica.
Lançamento dos limpadores perfumados Bom Bril.
2000
Lançamento da esponja sintética Multi Uso II.
Mon Bijou traz um conceito inovador: Amaciante com Facilitador de Passar Roupas.
2002
Lançamento do inseticida Atak nas versões Multi-inseticida; Mata Moscas e Mosquitos e Mata Baratas.
Lançamento dos panos de pimpeza BOM BRIL, nas versões pequenas superfícies, grandes superfícies e multiuso.
Lançamento do facilitador de passar Mon Bijou Spray Pureza.
Lançamento da esponja sintética Bom Bril Banheiro.
2003
Lançamento da esponja de lã de aço BOM BRIL Fácil, com embalagem moderna e tamanho reduzido em relação a versão original, facilitando ainda mais a limpeza.
2007
Lançamento das marcas Fort (inseticidas e repelentes), Limpex (panos de limpeza) e Prá-Lixo (sacos de lixo).
2010
Lançamento da linha Q’Brilho, composta por ceras para pisos, móveis e calçados.
Lançamento da linha de alvejantes sem cloro Vantage.
2011
Lançamento de Pinho Bril Accept, uma linha exclusiva de produtos para a limpeza do banheiro (limpadores sanitários, desodorizadores de vasos sanitários e tira limo) com a qualidade e desempenho da marca especialista no mercado de desinfetantes.
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Um caso de sucesso
A BOMBRIL é responsável pelo mais famoso garoto-propaganda da publicidade brasileira. É difícil encontrar alguém que não conheça o Garoto Bom Bril. Mas a história da publicidade da BOM BRIL começa nos anos 50, quando a empresa, aproveitando o sucesso do rádio, criou o programa “Gente que brilha” na Rádio Nacional, apenas a primeira de muitas ações consagradas da marca no meio. Ainda nesta década, logo após a chegada da televisão ao país, a empresa lançou o “Cirquinho Bombril”, apresentado pelo palhaço Carequinha. Também inovou ao marcar presença no céu com aviõezinhos que soltavam fumaça e escreviam a palavra BOMBRIL. Porém, foi em 1978 que a empresa inaugurou uma nova fase na comunicação da marca, e um marco na publicidade brasileira. Foi neste ano que os publicitários Francesc Petit e Washington Olivetto, então na DPZ, introduziram uma figura que representasse as mudanças comportamentais da época. Nesta época, a sociedade viu uma mudança de valores sendo registrada pela publicidade. O fato é que as mulheres, em especial, começavam a valorizar mais homens com um quê de desprotegidos, tímidos ou carentes em detrimento do estereótipo machão e atlético, “símbolo” de força e segurança.
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Para personificar essa mudança, a dupla de publicitários realizou testes com vários atores, até chegarem em Carlos Moreno, que parecia ser o melhor capacitado para incorporar o perfil exigido. Logo após a primeira aparição, o público consagrou o Garoto Bom Bril, e aquele que seria apenas um personagem para anunciar um produto, tornou-se o porta-voz de uma empresa junto a seu público. Logo após o lançamento da campanha as vendas da Lã de Aço BOM BRIL chegaram à marca de 420 milhões de unidades. Os anos passavam e o sucesso continuava. Em 1986, Olivetto abriu sua própria agência, a W/GGK, atual W/Brasil, e a BOM BRIL acompanhou essa mudança. É uma das únicas contas que estão na agência desde sua fundação até hoje. O reconhecimento mundial não demorou e em 1994 a campanha foi para o Guinness Book - Livro dos Recordes - como a série de publicidade mais longa do mundo. Se na mídia eletrônica a fórmula já era um sucesso, em 1997 ela se consagrou também na mídia impressa. As contracapas de revistas contendo anúncios da marca viraram inclusive objeto de coleção de muitas pessoas por todo o país. O Garoto Bom Bril registrou diversas mudanças sociais e acontecimentos ao longo dos 32 anos em que está no ar, sempre se renovando e inovando. O caso Monica Lewinski, o sucesso de Tiazinha, a agitação do Padre Marcelo Rossi, entre outros, são exemplos de alguns momentos registrados pela publicidade da BOM BRIL, depois de mais de 260 comerciais de televisão e 100 anúncios de revistas.
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Mas para surpresa geral, em 2004 Carlos Moreno se despediu da BOM BRIL em um comercial no qual dizia: “Toda vez que você usar um produto BOM BRIL você vai lembrar um pouquinho de mim”. A separação foi curta. Em 2005, ele retornou ao seu posto de Garoto Bom Bril. No ano seguinte, o personagem faz um retorno triunfal e prova mais uma vez que é o garoto-propaganda mais querido do Brasil. Em 2007, a principal “estrela” do mercado de lã de aço brasileiro voltou às telas de TV para brilhar ao lado de ícones nacionalmente conhecidos. Por meio de uma campanha publicitária inusitada, os telespectadores de todo o Brasil, voltaram a assistir às marcantes atuações de Carlos Moreno, ao interpretar Charlie Chaplin, Nelson Ned e o atleta do século, Pelé, para divulgar o conceito da campanha “Tudo passa. Só Bombril fica. Ninguém passa sem Bombril”. Em 2010, a marca novamente recorreu a atualidade dos fatos jornalísticos para trazer o ator Carlos Moreno interpretando cada um dos principais presidenciáveis das Eleições. Vestido e caracterizado de Dilma Rousseff, Plínio Sampaio Arruda, José Serra e Marina Silva, o Garoto Bom Bril seguiu a linha do humor. A assinatura da campanha concluía: “Sujeira, não. Bom Bril é a solução. Para um Brasil limpinho, vote Bom Bril”. Os mais de 30 anos da campanha com o Garoto Bom Bril foram comemorados em grande estilo. Para marcar o aniversário do personagem mais querido da publicidade brasileira, foi lançado o livro “Eterno – 1001 anúncios da Bom Bril”. Qual será o próximo? Esta é uma pergunta que fica no ar e na cabeça dos brasileiros.
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Para curtir a saga do Garoto Bom Bril em mais de três décadas de história basta clicar no ícone abaixo e assistir a seis minutos de comerciais fantásticos.
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O Cine Bom Bril
Em outubro de 2005, o Conjunto Nacional e a cidade de São Paulo ganhavam um presente: o Cine Bom Bril, um espaço diferenciado, em que o nome e o espírito BOM BRIL iam muito além de sua utilização para identificação de um conjunto de salas de cinema. O contato do consumidor com a marca BOM BRIL transcendeu a esfera dos produtos e passou à outro plano, o da atividade cultural integradora. Em meados de 2010 a BOM BRIL encerrou seu contrato de patrocínio e as salas de cinema ganharam outro nome.
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A evolução visual
Ao longo dos anos o tradicional logotipo da marca BOM BRIL sofreu pequenas alterações.
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As embalagens do produto sofreram grandes mudanças desde seu lançamento no mercado. Inicialmente o produto era comercializado solto e tinha apenas o selo oval vermelho como identificação. Depois surgiram as caixas e por último a tradicional embalagem de saquinho na cor amarela.
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Os slogans
1001 utilidades.
O nosso negócio é brilhar.
(2007)
Tudo passa. BOM BRIL fica. Ninguém passa sem BOM BRIL.
Bombril tem 1001 utilidades.
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Dados corporativos
● Origem: Brasil
● Fundação:
14 de janeiro de 1948
● Fundador:
Roberto Sampaio Ferreira
● Sede mundial: São Bernardo do Campo, São Paulo
● Proprietário da marca:
Bom Bril S.A.
● Capital aberto: Sim (1984)
● Presidente do Conselho:
Ronaldo Ferreira
● Diretor Presidente:
Marco Aurélio Guerreiro de Souza
● Faturamento:
RS$ 834.2 milhões (2009)
● Lucro: RS$ 391.6 milhões (2009)
● Valor de mercado: RS$ 516.3 milhões (janeiro/2011)

● Linha de produtos: 450 itens
● Presença global: Não (presente somente no Brasil)
● Funcionários:
2.500
● Segmento: Limpeza e higiene
● Principais produtos: Lã de aço, limpadores, detergentes, amaciantes
● Ícones: O garoto BOM BRIL representado por Carlos Moreno
● Slogan: 1001 utilidades.
● Website:
www.bombril.com.br
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A marca no Brasil
Com três complexos industriais, localizados em São Bernardo do Campo (SP), Abreu e Lima (PE) e Sete Lagoas (MG), onde são produzidas, anualmente, mais de 250 mil toneladas de produto, a BOM BRIL, maior empresa de soluções de limpeza do país, conta hoje com mais de 2.500 funcionários e uma linha composta por 450 itens (incluindo lã e a palha de aço, esponjas sintéticas, detergentes, sabão em barra, saponáceos, desinfetantes, limpadores, amaciantes, lava-roupas líquidos, facilitadores de passar roupa, sachês perfumados e desodorizadores de ambiente) de 21 marcas diferentes em 25 segmentos de mercado. Uma vez completada a atividade industrial, as marcas da BOM BRIL seguem para inúmeros pontos-de-venda em todo o país, o que faz com que a empresa esteja presente em mais de 90% dos lares brasileiros. Somente em 2009 foram vendidas 350 mil toneladas da famosa palha de aço, principal produto da empresa com 75% de participação de mercado.
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Você sabia?
A lã de aço BOM BRIL, principal produto da empresa, responde por 38% de seu faturamento. Depois Limpol representa 20%; Mon Bijou, com 11%; Pinho Bril, que representa 6%, e Sapólio Radium, com 4%.
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As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Veja, Exame, Isto é Dinheiro e Época Negócios), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Valor Econômico).
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Última atualização em 18/1/2011

21 comentários:

thalita dourado disse...

gostaria de parabenizar a administraçao de marketing, quando se fala em Bom bril. O consumidor ja tem em mente que palha de aço, só Bom Bril. Sou estudante de administracao da Universidade Estadual de Goiás, e estou realizando uma pesquisa, em que quando a marca se torna o produto consumido, e Bom Bril, possui essa titularidade. Alcançar o mercado tao vasto e concorrido, foi um grande obstaculo, mas o mais impressionante e fazer que o consumidor necessite do uso Bom Bril.Em que momento e necessário o investimento da empresa na área de marketing para alcaçar o sucesso?


se puderem me corresponder.

thalita.dourado@bol.com.br

Anônimo disse...

gostaria de parabenizar a administraçao de marketing, quando se fala em Bom bril. O consumidor ja tem em mente que palha de aço, só Bom Bril. Sou estudante de administracao da Universidade Estadual de Goiás, e estou realizando uma pesquisa, em que quando a marca se torna o produto consumido, e Bom Bril, possui essa titularidade. Alcançar o mercado tao vasto e concorrido, foi um grande obstaculo, mas o mais impressionante e fazer que o consumidor necessite do uso Bom Bril.Em que momento e necessário o investimento da empresa na área de marketing para alcaçar o sucesso?


se puderem me corresponder.

thalita.dourado@bol.com.br

Anônimo disse...

Quais são as 1001 utilidades do Bombril?

:)

Anônimo disse...

Uma dica para o blog, eu não deixaria de citar o "Garoto Bombril" na seção "Garoto Propaganda"

Até mais!

Raphaela disse...

COMPREI O INSETICIDA FORT DA BOMBRIL E SÓ COMPREI PORQUE A MARCA ERA DA BOMBRIL E ME SINTO ENGANADA O PRODUTO NÃO É DE BAIXA QUALIDADE, SIMPLESMENTE ELE NÃO EXISTE, É UMA ÁGUA RALA QUE VOCÊ APERTA, APERTA E NÃO MATA NADA, OS INSETOS FICAM ANDANDO SEM PARAR E MUITO FELIZ, NÃO MORREU 1 PARA ME DEIXAR ALEGRE COM O ÓBITO! COMO QUE A BOMBRIL COLOCA NO MERCADO ESSA PORCARIA DE INSETICIDA? COM OS PRODUTOS TÃO BÕES QUE VOCÊS TEM NO MERCADO! ESTOU CHORANDO MEU DINHEIRO GASTO NESSA PORCARIA ATÉ AGORA!!!!!!

Pedro disse...

raphaela, se diz "bons" e nao "bões"
asasduahsduahsduahs

"...produtos tão bons..."

:)

Mari disse...

Isso Pedro..ensine-a a escrever...

E ainda, chorar dinheiro gasto...q hipérbole!!


Ligue no 0800 e com ctza te mandarão vários!



PS: A Bombril é de incrível potencial! É uma empresa magnífica!
Parabéns a Bombril!

@Elaine disse...

Eu e minha esposa fomos enganados com o produto FORT INSETICIDAS da MOM BRIL, compramos 5 embalagens do produto confiando na marca. Levamos duas embalagens para a casa de prais deixamos duas em SP no salão que possuimos e uma em casa. A prova de fogo foi na casa da prais, logo ao chegar me deparei com algumas baratas e apliquei o produto diretamente sobre os insetos. Nada aconteceu, coloquei uma quantidade maior e, nada, apliquei diretamente sobre o inseto que ficou até "esbranquissado" e com grande agilidade subiu em um muro e ganhou liberdade.Entrei em contato com o 0800 da empresa e nada foi resolvido. Formalizei uma denúncia no procon e ao ler o relato da Raphaela,aproveitei para postar e convido a mesma para unir-mos as forças. vamos nos falar por e-mail talesaraujo5@yahoo.com.br

Tales disse...

Só retificando, o produto é FORT INSETICIDAS DA BOM BRIL e não MOM BRIL. E para o comentário da Sra Mari,

-E ainda, chorar dinheiro gasto...q hipérbole!!

Sim houve uma hipérbole na frase, mas o que a Sra Raphaela relata é que foi lesada com o produto Fort Inseticidas, onde no rótulo diz ser eficaz contra moscas, mosquitos e baratas, e NÃO É! Isso é propaganda enganosa.

-Ligue no 0800 e com ctza te mandarão vários!

Não adianta receber vário produtos que não tem eficiência, ou para a Sra adianta?

Fomos também enganados pela Bom Bril com o produto Fort multiinseticidas, e o SAC não resolveu absolutamente nada!
Temos vídeo onde comprova a ineficácia do produto, e se a Bom Bril não se pronunciar, vamos divulgar o vídeo e processar a empresa.

Se vc também foi enganado com esse produto, Fort Multiinseticidas Bom-Bril, entre em contato conosco, talesaraujo5@yahoo.com.br

marcelo disse...

Bombril fonte de juventude das panelas.sucesso total!parabens!

raquel disse...

sempre gostei da bombril mas ultimamente acho que tem algo errado pois as espojas estão enferrujando muito rapido estraguei meus panos de prato e quase estrago minha pia foi por poucoque acontece?????????

ROSANGELA QUIRINO disse...

OI GENTE MEU NOME E ROSANGELA QUIRINO, OLHA EU JA ERA UMA CRIANÇA, E MINHA MÃE USAVA BOMBRIL, EU CONTINUO USANDO, OLHA TUDO PRA MIM O BOMBRIL É PERFEITO, ATE OS GAROTOS PROPAGA SÃO DA MELHOR QUALIDADE, EU SÓ TENHO A AGRADECER POR TER UMA FACILIDADE A MAIS NA MINHA COZINHA.

Marina disse...

Estou fazendo um trabalho sobre o bom bril e quero parabenizar o autor deste texto. MUITO BOM! Me ajudou muito ;)

forte abraço!

Anônimo disse...

só uso produtos da BOMBRIL pq são
EFICIENTES MESMO!
PARABÉNS BOMBRIL, CONTINUE ASSIM,
TENDO 1001 UTILIDADE...
ABRAÇO
JHOY Rio Grande Rs

Raíssa Hamond disse...

Adoro seu blog, além de contar a história das marcas, tem informações que não encontramos em nenhum lugar. Parabéns!!
Também estou fazendo um trabalho sobre a Bom Bril e me ajudou muito! Valeu!

Eduardo Tuba disse...

Também comprei o insetida Fort da Bombril. Na minha casa parece que os mosquitos foram atraídos pelo aparelho, ao invés de repelir. Uma enganação.
Estou fazendo o seguinte: peguei duas esponjas de aço Bombril e saí matando mecanicamente os mosquitos. Muito mais eficiente!

Willer disse...

não esquecendo que quem criou a logotipo com a estrelinha e tudo, foi o saudoso publicitário, "Tenente" de Belo Horizonte, Minas Gerais, criador de grandes logotipos, tais como o da Seven Boys, todos eles trazem uma estrela (os originais da época), sua marca registrada

BOMBRIL disse...

Prezados,

Agradecemos as mensagens e observações sobre os nossos produtos. As opiniões de nossos consumidores contribuem para conhecermos melhor suas expectativas.

Para mais informações, por gentileza, entrem em contato conosco pelo telefone 0800 707 6161ou por email fale@bombril.com.br

Atenciosamente,

Serviço de Atendimento ao Consumidor Bombril

ana maria de oliveira disse...

achei incrivel ,inteligente ,engracada,inteligente como sempre a propaganda em homenagem ao mes da mulher.sem preconceitos,sem esteriotipos.amei e ja ri muito.parabens a bombril e ao criadores da propaganda.alias onde anda o garoto oficial da bombril.ele so pode parar quando morrer.

Anônimo disse...

Nossa achei muito legal, realmente a Bom Bril é uma marca muito famosa no Brasil mas nessa historia toda em nenhum momento foi sitada a partipaçao da Assolan, sua principal concorrente no mercado de lã de aço, uma perda de mercado que não pode ser despresada, a Bom Bril nunca saio da liderança porem perdeu uma boa fatia do mercado, o que faz falta nesse linda historia da Bom Bril.

Tiago disse...

Primeiramente, parabéns pelo autor do texto pela clareza nas informações e por ter me ajudado muito num trabalho acadêmico que estou fazendo, e, também, pelas pessoas que postaram seus comentários que enriquece essa dinâmica, expressando suas opiniões com relação aos produtos da empresa.
Sou estudante universitário de Administração, e como disse, estou desenvolvendo um trabalho. Observei que, assim como eu, existem outras pessoas no mesmo rumo. Gostaria de trocar informações.

E-mail: tiagoffauus@yahoo.com.br